Segundo os ensinamentos do Tantra, a conexão entre dois parceiros pode ser estabelecida apenas com as técnicas de respiração tântrica. O Tantra acredita que o respeito mútuo e a conexão na hora do sexo pode aumentar o prazer. Não só isso, é durante a relação sexual que se torna possível elevar a consciência a planos invisíveis na Terra.
Para que essa conexão seja possível, é preciso que as duas partes estejam relaxadas e comprometidas. No momento em que o casal decide se unir, os dois precisam estar de acordo e presentes.
Respiração Relaxante
A técnica da respiração relaxante, utilizada em algumas linhas da yoga, é uma que pode trazer benefícios para o sexo. Essa técnica serve para diminuir o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Com o corpo relaxado, fica mais fácil se concentrar no momento e esquecer um pouco as obrigações da rotina.
Para praticá-la é simples: comece liberando rapidamente todo o ar dos pulmões. Em seguida, inspire, sentindo o ar preencher completamente os pulmões. Ao mesmo tempo, relaxe os músculos abdominais. Expire novamente. Repita o processo por mais cinco ou seis vezes.
Respiração tântrica para se conectar com o/a parceiro/a
O sexo tântrico utiliza essa técnica de respiração logo antes do início da relação sexual. Ela serve para aumentar a conexão e a confiança entre os parceiros. É uma respiração que envolve contato físico e confiança, além de ser impossível de realizá-la sozinho.
Primeiro, um dos parceiros deve sentar-se no colo do outro, de modo que estejam se olhando nos olhos. As pernas do parceiro que está em cima enlaça a cintura do parceiro que está embaixo. O parceiro que está no colo, então, inspira uma vez e expira. No momento dessa expiração, o parceiro que o segura começa a inspirar, respirando o ar que foi expelido pelo outro. Quando for a vez dele expirar, o parceiro que começou a respiração deverá estar inspirando.
Essa técnica envolve as duas pessoas em um ciclo íntimo. Uma vez conectados, os parceiros estarão com seus ritmos internos em sincronia antes mesmo de começarem o sexo.